O texto a seguir é a tradução (via MS Copilot) de uma transcrição do vídeo do perfil @tiwtchy.witch da Elianne El-Amyouni (https://www.instagram.com/tiwtchy.witch?igsh=OHg5cDR5dXV6NmRn).
Eu quis deixar esse texto aqui pra gente refletir um pouco sobre isso em meio a tanto caos.
Ah, oi. Estive pensando em algo. E é o fato de que na Bíblia Cristã, existem dois começos.
É estranho, né? Ok, desça nessa toca do coelho comigo por um segundo. Gênesis 1:1 é: “No princípio Deus criou os céus e a terra”. E então João 1:1 é: “No princípio era o Verbo”.
E o Verbo era Deus, e o Verbo estava com Deus. Mas nenhuma dessas frases foi originalmente escrita em inglês. Gênesis 1:1 foi escrito em hebraico antigo, e João 1:1 foi escrito em grego koiné.
João 1:1 é: “No princípio era o Logos”. “No princípio era o Logos”. E Logos também significa lógica, intelecto, razão, assim como “Verbo” (ou “Palavra”).
E então Gênesis 1:1… Existe um criador de conteúdo que eu vi fazendo uma análise de Gênesis 1:1. O nome dele é Yam. Yam é incrível. Cara muito legal. Página muito boa que vale a pena conferir, caso ainda não tenha feito isso.
Mas ele destaca que “Bara” também pode significar discernir ou diferenciar. E “Elohim” significa os deuses, no plural. Ou os seres divinos.
Então, no princípio, os seres divinos discerniram entre os céus e a terra. E é aí que meus pensamentos estão indo. Porque eu gosto de ler a Bíblia como a história do nascimento da consciência.
E a história do desenvolvimento pessoal de Deus. Porque o Deus do Antigo Testamento é pura sombra, e então o Deus do Novo Testamento é todo amor e luz. E é como se todo o trabalho que Ele fez em si mesmo no Antigo Testamento se manifestasse em Jesus Cristo.
É todo um conceito na minha mente. Não vou entrar nisso agora. E esses são apenas meus pensamentos pessoais.
Então, isso não é um fato ou algo assim. Mas e se lêssemos João 1:1 como uma espécie de esclarecimento sobre o que aconteceu em Gênesis 1:1? Sabe quando você está assistindo uma série e na primeira temporada eles mostram só um pouco, e na segunda temporada eles te levam de volta ao ponto inicial e dizem: “Na verdade, era isso que estava acontecendo”?
Bem, acho que João 1:1 é meio assim. Se Gênesis 1:1 está falando sobre discernimento entre céus e terra no contexto do nascimento da consciência, então isso faz todo o sentido. Porque teria sido um momento crucial na evolução intelectual e mental da humanidade, perceber que havia uma diferença entre terra e céu.
Como se não fosse tudo uma coisa só e contínua. E o que você precisaria para perceber isso? Intelecto. Razão.
Ainda mais — o Verbo. Os seres divinos discerniram os céus da terra nomeando-os como céus e terra. Porque, claro, as palavras mudaram a nossa realidade.
Elas ainda mudam. Uma coisa é você tatear no escuro, sem saber muito bem o que está fazendo — como quando está trabalhando em si mesmo.
E outra coisa completamente diferente é ter um vocabulário com o qual trabalhar. Ter uma linguagem com a qual possa se comunicar consigo mesmo. Porque, você consegue pensar em algo que não tenha nome?
Vai em frente. Eu te desafio.
Thayssa
Sensacional!
Eu apostaria que todos os mistérios do mundo estão revelados na Bíblia. Só precisamos decifrar o código.